segunda-feira, 25 de março de 2013

REGIÃO SERRANA ,,, UMA BOMBA RELÓGIO .


Clique nas fotos  para ampliar :

Pouco mais de dois anos, o cenário pouco ou nada mudou nas áreas devastadas pela enxurrada de janeiro de 2011 na Região Serrana. A estação das chuvas se aproxima, e as obras de recuperação e prevenção nos municípios caminham lentamente. Em alguns locais, elas nem começaram. E o que é pior: sem aluguel social, moradores começam a retornar para as áreas de risco.













Com a suspensão temporária de 1080 auxílios do aluguei social A situação se agravos ainda mais,No bairro do Campo Grande, em Teresópolis, já são mais de 50 famílias vivendo em meio a escombros.
 (As famílias que tiveram o benefício suspenso devem procurar a secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis a fim de regularizar a situação dentro de 60 dias, caso contrário terão o auxílio cancelado
definitivamente.)















Na madrugada daquele dia 12 de janeiro, em pouco mais de nove horas, choveu o equivalente a todo o mês de janeiro. Foi a maior tragédia climática do país: oficialmente, 918 pessoas morreram, 215 desapareceram e milhares ficaram desabrigadas em toda região serrana ...Quem pode esquecer ??
















 Apesar da magnitude da catástrofe , pouca coisa foi feita desde então.
A prova disso é a chuva forte do último 23 de Março . que alagou vários pontos da cidade , provocou queda de barreiras e causou muito estrago e prejuízo , principalmente no Bairro Meudon.

Poucas obras de prevenção contra catástrofes climáticas foram concluidas , muitas delas não saíram do papel , Nenhum tijolo sequer foi erguido para construção das casas para os desabrigados da catástrofe , e dos que moram em casas condenadas pela Defesa Civil e estão em área de risco.
Obras paliativas ou de "enfeite"  não resolvem a situação da cidade...














A grande verdade é que a burocracia e morosidade das três esferas de governo estão transformando a cidade em uma "bomba relógio"...
 Até quando os Teresopolitanos tremerão ao menor sinal de chuva e ao roncar do primeiro trovão ?






































 Enquanto as obras não saem ,o jeito e continuar olhado para o céu e rezar para não ver mais cenas como estas .