domingo, 17 de março de 2013

CÂMARA ... ELEIÇÕES ANTECIPADAS E MUITAS DÚVIDAS...


Me incomoda e muito a decisão tomada pela Câmara na tarde desta Quinta Feira (14/03) .
O chamado G8 antecipou para a póxima Terça Feira (19/03), uma votação que só aconteceria em 2015.
 O grupo dos novos vereadores, que são candidatos a reeleição da mesa diretora , me pareceram meio apáticos, sem vontade própria , como marionetes , votando "sim " ou "não", sem nenhuma ideologia , mas como que obedecendo uma regra , um interesse comum entre os oito , a serviço de sabe-se lá de quem ou do que .
 Tirando a velha guarda , diga-se Claudio Mello, Dr Carlão , Habib, e o que me pareceu ser o porta voz do grupo dos oito (G8) , Dr Antônio Francisco, e algumas intervenções de Serginho Pimentel , Ninguém debate , ninguém discute, ninguém apresenta nada de novo ou defende  com argumentos sua posição. Parece que resolveram seguir a "estratégia" do Vereador Anjinho... Entrar mudo e sair calado !
Como eleitor , não votei em oito vereadores , votei em um e esperava que ele  representa-se a mimm e ao povo que o elegeu, e não aos interesses de um grupo fechado.
Mas porque antecipar uma votação, que só aconteceira daqui a 2 anos ? Qual o real motivo para isso ?
Encontrei uma suposição plausível no Blog do meu amigo amigo Alyxandre Gaudenzi :

"... Podemos estar vivenciando o Mensalão Teresopolitano: compra de votos é uma prática dolosa e ilícita, mas não necessariamente explícita, de adquirir votos em troca de bem ou vantagem de qualquer natureza, que incluem: empregos, funções públicas, presentes e influencias políticas.

Quando o G8 diz que vota com o prefeito, o dito por si só já é incoerente com suas funções. O parlamento faz parte do sistema de freios e contrapesos da nossa democracia, e tem por finalidade julgar e fiscalizar as ações do executivo municipal, não por acaso é um poder independente e autônomo, onde cada vereador tem - ou teria - o direito de votar com sua consciência; ora, pois, se alguém diz que está com Prefeito, e votará sob a vontade dele - coisa que já foi dita em plenário - o faz sob qual alegação? qual é a vantagem que se tem ao abrir mão da posição de vereador para assumir a posição de vassalo? ..."

 É para parar e pensar , os questionamentos são muitos...